4 dicas para definir os cachos e mantê-los sempre hidratados por Soul Power - 03/05/2018
caret icon
BUSCAR

Quando o assunto é transição capilar, uma das minhas maiores dúvidas é: como definir os cachos e mantê-los sempre hidratados? É aquela coisa,[...]

 

Por Soul Power
dicas para definir os cachos

Quando o assunto é transição capilar, uma das minhas maiores dúvidas é: como definir os cachos e mantê-los sempre hidratados? É aquela coisa, né? A gente passa um tempão com o cabelo liso, mas, depois, quando decidimos assumir os fios naturais, queremos mesmo é nos livrar o mais rápido possível da química e exibir os cachinhos por aí. #risos

Pensando nisso, separei 4 dicas que podem te ajudar a definir seus cachos, mesmo naqueles dias em que o cabelo decide não colaborar.

Afinal, que atire o primeiro ativador quem nunca teve um “bad hair day”, não é?  =)

Vem comigo!

4 dicas para definir os cachos

1. Aposte na fitagem

Se você está passando pela transição capilar, precisa conhecer a fitagem. Aprender a técnica é realmente uma das melhores dicas para definir os cachos, controlar o volume e manter os cabelos sempre bonitos durante essa fase.

Para que a mágica aconteça, você só vai precisar de um creme para pentear — eu sempre escolho um produto com ativos naturais, que auxiliam na hidratação e definição, como o D-Pantenol e a Manteiga de Karité — e uns minutinhos livres.

Eu faço assim: com os cachos ainda molhados, divido os fios e espalho o produto. Vou penteando os cabelos com as mãos, usando os dedos como se fossem dentes de um pente. O movimento precisa ser bastante firme, como se você estivesse tentando alisar os cachos. #forçanessebraço

A ideia é que cada mecha do cabelo fique esticada, como se fosse uma fita (por isso o nome da técnica). Depois, só amasso os fios com as mãos, de baixo para cima, e pronto. Cachos definidos e macios!

Veja como fazer no vídeo abaixo:

2. Use um truque na hora de secar os cachos

Quando a gente opta pela transição capilar, parece que um novo mundo de cuidados com os cabelos se abre à nossa frente. Sim, é super importante deixar para trás velhos conceitos e aprender a cuidar dos fios de outra maneira, se você quer definir os cachos e mantê-los sempre hidratados e bonitos.

Uma dica esperta que eu aprendi nessa fase foi secar os cabelos com uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão. Isso porque a toalha que a gente usa no dia a dia tem maior poder de absorção. Por isso, acaba gerando muito atrito entre os fios, o que desfaz os cachos e favorece o frizz.

Na hora de secar, para ajudar na definição eu sempre ativo os cachos amassando de baixo para cima, como faço na fitagem. Como os cabelos em transição estão mais frágeis, não é uma boa ideia torcer ou fazer aquele coque clássico de sair do banho enrolando a toalha no alto da cabeça, ok?

3. Capriche nos rituais de tratamento

Ah, super importante! Essas técnicas e truques ajudam muito a definir os cachos, mas, se o cabelo estiver ressecado e sem vida, complica. Por isso, é essencial cuidar da saúde dos fios, que já sofreram um montão com o excesso de química.

Mesmo que você não esteja seguindo nenhum cronograma específico, não abra mão de realizar rituais de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. A princípio, você pode ficar perdida entre tantos produtos. Mas acredite, quanto mais você cuida dos seus cachos, mais definidos eles ficam.

Uma boa ideia é começar com uma máscara de reconstrução. Perfeita para quem está passando pela transição, ela ajuda a reduzir a quebra e dá aquela forcinha extra para que os fios possam se recuperar e renascer!

Na hora de comprar, não se esqueça: olho no rótulo! Busque produtos que não contenham silicone na fórmula. A princípio, eles parecem recuperar os fios, mas como se acumulam nos cachos, deixam o cabelo pesado e oleoso. Ao invés disso, prefira aqueles com agentes emolientes e hidratantes, como óleo de rícino e Manteiga de Karité (sim, sou fã desse ingrediente!).

4. Foca na gelatina!

Ok, você já faz tudo isso, mas a definição dos seus cachos não dura tanto quanto você gostaria? Pode acontecer, especialmente para quem está passando pela transição capilar.

Nesse caso, minha dica é apostar nas gelatinas ativadoras de cachos. Devido à sua consistência, essas gelatinas ajudam a manter a definição dos fios e, de quebra, ainda dão brilho e aumentam a umectação. Pode usar que é sucesso!

E aí, o que achou das minhas dicas para definir os cachos e mantê-los sempre hidratados? Vem conhecer a linha de produtos da Soul Power e escolher aqueles que vão ajudar a deixar o seu cabelo do jeitinho que você quer!

  • Não gostei Não gostei
    Não gostei 0
  • Ok Ok
    Ok 0
  • Curti Curti
    Curti 0
  • Hahaha Hahaha
    Hahaha 0
  • Amei Amei
    Amei 1
Por Soul Power
Por Soul Power

POSTS RELACIONADOS

ASSINE A #POWERNEWS

QUER PARTICIPAR

DA REDE

SOUL POWER?

Sabia que você pode enviar seus tutoriais, vídeos e textos para serem publicados aqui no blog?

Basta clicar no botão ao lado e completar algumas tarefas. Assim, você poderá ajudar várias cabeças feitas a entenderem mais sobre o universo dos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Aceita o desafio?
FAZER PARTE