Aprenda como montar um cronograma capilar perfeito para a necessidade do seu cabelo.
Aprenda como montar um cronograma capilar perfeito para a necessidade do seu cabelo.
Não há mulher que nunca tenha ouvido falar em cronograma capilar. Embora o calendário de tratamento seja bastante conhecido por quem quer manter os fios saudáveis e brilhantes, é bem comum ter várias dúvidas sobre como montar um cronograma capilar adequado para o seu cabelo.
Afinal, para que serve cada uma das fases? Com que frequência devo fazer cada uma delas? Quais produtos utilizar? Vem comigo que você vai entender tudo direitinho!
O cronograma capilar nada mais é do que uma “agenda de tratamento do cabelo” que conta com 3 fases:
Cada uma delas têm uma função específica e, ao intercalá-las pelo período mínimo de 4 semanas, você vai notar uma bela diferença nos fios ressecados ou muito fragilizados.
Para poder montar o seu cronograma capilar, é preciso entender bem cada uma das três etapas. Se liga!
Essencial para qualquer tipo de cabelo, a hidratação é a fase mais “famosa” do cronograma capilar. O objetivo desse passo é repor a água e os nutrientes que a fibra capilar perde com a realização de procedimentos químicos ou pela ação de agentes como o sol e o cloro da piscina.
Com a técnica, você acabar com os fios ressecados e recupera a maciez do cabelo. Para garantir que o resultado seja um sucesso, experimente usar a minha Máscara Soul Mask, que combina ativos como o óleo de macadâmia, a queratina vegetal e o D-Pantenol para deixar seus fios leves e hidratados outra vez.
Segunda fase do cronograma capilar, a nutrição ajuda a repor os lipídios (ou popularmente, “a gordura”) e os nutrientes que os fios vão perdendo ao longo do tempo.
A técnica é especialmente útil para quem tem cabelos crespos, já que a curvatura da fibra capilar dificulta a chegada da oleosidade até a ponta, o que aumenta a tendência ao ressecamento.
Com a nutrição, os fios recebem uma espécie de camada protetora e suas cutículas são realinhadas, o que deixa sua cabeleira brilhante, macia e livre do frizz.
Na hora de realizar essa etapa do cronograma capilar, escolha produtos que combinam óleos vegetais, como o de oliva e coco. Procure também os que tenham ativos que ajudem a restaurar os fios, como a queratina vegetal e o D-Pantenol.
Dica esperta: a minha Máscara Booster Mask, que devolve o brilho perdido dos fios e ainda ajuda na definição dos cachos.
Sabe quando os fios estão quebradiços, porosos e ultra ressecados, necessitando urgentemente de um tratamento extra? #terriblehairday
Pois é nesse momento que entra a reconstrução, etapa mais potente do cronograma capilar. A reconstrução atua repondo proteína nos seus cachos, sobretudo a queratina. Assim, a fibra capilar fica mais encorpada e menos sujeita à quebra.
Para a reconstrução, você deve apostar em produtos como a minha MáscaraForce Mask Bomb, que contém óleo de rícino. Também um lubrificante e emoliente poderoso, com a Máscara Power Black Master Mask, que fortalece os fios e é perfeita para as meninas com curvatura 4A, B ou C ou a Máscara Color Curls Rehab Mask que restaura os cachos coloridos ou descoloridos.
Agora que você conhece bem as fases de tratamento, chegou a hora de entender como montar o cronograma capilar passo a passo. A primeira parte é fazer um teste de porosidade.
Pegue um copo transparente com água e coloque um fio dos seus cachos. Se o cabelo…
Boiar: Ele está precisando de mais hidratação;
Não afundar nem boiar: A nutrição deve ser prioridade;
Afundar: Se joga na reconstrução!
O primeiro tratamento do seu calendário deve ser sempre aquele que apareceu como prioridade no seu teste de porosidade. Ou seja, se o seu cabelo não afundou nem boiou, o primeiro tratamento da primeira semana deve ser a nutrição.
A distribuição para cronograma com foco em nutrição fica mais ou menos assim:
Semana 1: nutrição, reconstrução, hidratação;
Semana 2: hidratação, nutrição, hidratação;
Semana 3: nutrição, hidratação, nutrição;
Semana 4: hidratação, reconstrução, hidratação.
Seu cabelo boiou e precisa de mais hidratação? Então o ideal é que seja assim:
Semana 1: hidratação, nutrição, hidratação;
Semana 2: nutrição, hidratação, reconstrução;
Semana 3: hidratação, nutrição, hidratação;
Semana 4: nutrição, hidratação, reconstrução.
Por fim, para os cabelos que necessitam de reconstrução, o esquema fica assim:
Semana 1: reconstrução, hidratação, nutrição;
Semana 2: hidratação, nutrição, hidratação;
Semana 3: reconstrução, hidratação, nutrição;
Semana 4: hidratação, reconstrução, hidratação.
Ficou bem mais entender agora, não é mesmo? Agora que você já sabe direitinho como montar um cronograma capilar passo a passo, você pode encontrar o produto certo para seu cabelo com o nosso kit Cronograma Soul, clique aqui para conferir!