Cabelos ondulados, cacheados e crespos. Qual a diferença? por Soul Power - 14/05/2020
caret icon
BUSCAR

Você conhece o seu tipo de cabelo? Separamos alguns macetes para diferenciar os cabelos ondulados, cacheados e crespos para você cuidar ainda melhor das madeixas usando os produtos certos!

 

Por Soul Power
  • Amei Amei
    Amei 4
  • Incrível Incrível
    Incrível 2
  • Hahaha Hahaha
    Hahaha 0
  • Curti Curti
    Curti 1
  • Chorei Chorei
    Chorei 0
  • Não gostei Não gostei
    Não gostei 0
  • Odiei Odiei
    Odiei 0

Sim, nosso DNA está em um fio de cabelo! Cada pessoa tem um tom, espessura, raiz diferente, couro cabeludo com mais ou menos oleosidade, pouco ou muito cabelo e muitas outras características que tornam nossos cabelos únicos!

Tudo depende de componentes genéticos, claro, mas também – ao longo do tempo –   dos cuidados que você toma para que o seu cabelos continuem hidratados, sedosos, com crescimento saudável e boa saudabilidade do fio. 

Conhecendo seu cabelo fio a fio

Vamos pegar o microscópio para entender melhor sobre o assunto. Um fio de cabelo se divide em 3 partes principais: a cutícula, o córtex e a medula.

Cutícula – parecida com a estrutura da pele, a cutícula é a camada de fora do fio, que o envolve e o protege com uma série de escamas sobrepostas. É ela que resiste às ações do clima, poluição e produtos químicos utilizados nos cabelos. Se essa estrutura se romper, o fio estará em risco e superexposto.

Córtex – abaixo da cutícula está o córtex, uma camada intermediária que nutre o fio de dentro para fora, liberando oxigênio e hidrogênio para hidratá-lo. No córtex também se concentra a queratina, responsável pela elasticidade e resistência dos cabelos.

Medula – este é o núcleo do fio capilar, assim como das células ou da famosa ”gema do ovo”. É uma estrutura frágil, formadas de células migrantes do córtex que não apresentam mais água em seu interior.

tipos de curvaturas capilar

Todos os cabelos têm a mesma estrutura de formação: cutícula, córtex e medula, mas o que resulta em diferentes curvaturas, etc, é forma com que essa estrutura se comporta.

Cabelos ondulados, cacheados e crespos

Agora, vamos começar a falar de curvatura dos fios! A curvatura nada mais é que a forma como os cabelos nascem e se curvam, ou seja, ondas, cachos ou zigue-zagues contínuos, dando origem aos tipos de cabelo Ondulado, Cacheado e Crespo.

Tipos de curvaturas:

CABELOS ONDULADOS, CACHEADOS E CRESPOS

Ondulados – Os cabelos ondulados iniciam a contagem em 2A, aumentando sua intensidade e consequentemente sua numeração para 2B e 2C. São formados de ondulações leves, com pequenas curvas que dão o efeito sinuoso. 

Essa curvatura é bem comum entre os brasileiros e, normalmente, é conhecida como “cabelo sem formato”, “cabelo armado”, “nem liso, nem cacheado”. Se você fala isso sobre seu cabelo, saiba que ele provavelmente é ondulado e você precisa dar o tratamento certo para que as ondas se formem.  

Cacheados – O tipo cacheado começa na numeração 3A, seguindo com 3B e 3C, podendo chegar até a 4A. São fios que começam a formar cachos, dando voltas em si mesmos, com curvatura maior que os ondulados. Lembrando que 3A se refere a um cacho mais aberto, maior e, quanto mais próximo do 3C, menor os cachos vão ficando. Os cachos podem ser bem definidos ou menos, mas costumam ser cabelos mais volumosos e que encolhem consideravelmente quando vão do molhado ao seco.

Crespos – São fios mais secos e frágeis, com uma curvatura acentuada em Z, formando zigue-zagues da raiz até as pontas. Se encaixam no estilo de cabelo afro e possuem numeração do 4A, que são cachos bem pequenos, ao 4B e 4C, que são cabelos em formato zigue-zague e, normalmente, os protagonistas do tão famoso Black Power. É importante ressaltar que existem também crespos que vão além do  4C, e, hoje, são conhecidos como 4C+ ou o crespíssimo.

cabelo crespo 4B e 4C

Os fios 4A são a transição entre o cacheado e o crespo, por isso é comum você se identificar mais com um tipo do que com o outro. Os crespos são bem volumosos e naturalmente mais ressecados, pois a oleosidade tende a se concentrar no couro cabeludo, sem conseguir percorrer todo o seu comprimento, por isso precisam de bastante nutrição, hidratação e cuidados diários. 

Se para todas as curvaturas isso já é importante, para os cabelos crespos e ondulados (mais ainda os cabelos afro), o cronograma capilar é indispensável para dividir o tratamento em hidratação, nutrição e reconstrução. 

Nós temos uma matéria sobre cronograma com tudo o que você precisa saber para ficar em dia com o seu crespo e radiante.

Além disso, existem muitas técnicas de finalização para cabelos ondulados, cacheados  e crespos para deixá-los ainda mais incríveis. Um exemplo de finalização é a fitagem. 

O que é a fitagem capilar?

A fitagem é uma técnica caseira e super eficaz para evidenciar qualquer uma das ondulações, deixando elas mais definidas. A técnica é simples:

– Lave os cabelos com seu kit de shampoo e condicionador Soul Power. Depois, separe-os em seções/mechas maiores para começar a fitagem.

– Com um creme de pentear da linha Soul Power de sua preferência (veja aqui todos os produtos indicados para cada tipo de cabelo e escolha o seu kit), pegue uma pequena quantidade e passe sobre uma mechinha bem estreita, como se fosse uma fita, das pontas até próximo à raiz. Faça isso com todo o cabelo, deixando as mechas bem divididas e com creme.

– Em seguida, amasse levemente as fitas com as mãos em direção à raiz e você verá que elas estarão mais soltas umas das outras.

– A quantidade de creme usada no cabelo varia de acordo com o tamanho, espessura e necessidade do seu cabelo!

O resultado são cachos mais definidos e modelados. Se quiser mais volume, faça mechas menores na hora da fitagem!

Fitagem capilar

Gostou das dicas? Agora que você sabe qual é o tipo do seu cabelo ou se identificou mais com algum deles, é só separar seus produtinhos Soul Power (um melhor que o outro e com efeito apaixonante) e investir na sua beleza diária com quem entende de cabelos ao estilo brasileiro de ser! 

A Soul Power, inclusive, acabou de lançar uma linha inteirinha exclusiva para onduladas, já tá sabendo? Se não está, então CLICA AQUI e fique por dentro agora mesmo!

Continue lendo o nosso Blog e veja as mais diversas matérias sobre cabelos femininos, masculinos e sobre técnicas de cuidados essenciais que deixarão você de cabeça feita!


Por Soul Power
Por Soul Power

POSTS RELACIONADOS

ASSINE A #POWERNEWS

QUER PARTICIPAR

DA REDE

SOUL POWER?

Sabia que você pode enviar seus tutoriais, vídeos e textos para serem publicados aqui no blog?

Basta clicar no botão ao lado e completar algumas tarefas. Assim, você poderá ajudar várias cabeças feitas a entenderem mais sobre o universo dos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Aceita o desafio?
FAZER PARTE