Cabelos ondulados, cacheados e crespos. Qual a diferença? por Soul Power - 14/05/2020
caret icon
BUSCAR

Você conhece o seu tipo de cabelo? Separamos alguns macetes para diferenciar os cabelos ondulados, cacheados e crespos para você cuidar ainda melhor das madeixas usando os produtos certos!

 

Por Soul Power

Sim, nosso DNA está em um fio de cabelo! Cada pessoa tem um tom, espessura, raiz diferente, couro cabeludo com mais ou menos oleosidade, pouco ou muito cabelo e muitas outras características que tornam nossos cabelos únicos!

Tudo depende de componentes genéticos, claro, mas também – ao longo do tempo –   dos cuidados que você toma para que o seu cabelos continuem hidratados, sedosos, com crescimento saudável e boa saudabilidade do fio. 

Conhecendo seu cabelo fio a fio

Vamos pegar o microscópio para entender melhor sobre o assunto. Um fio de cabelo se divide em 3 partes principais: a cutícula, o córtex e a medula.

Cutícula – parecida com a estrutura da pele, a cutícula é a camada de fora do fio, que o envolve e o protege com uma série de escamas sobrepostas. É ela que resiste às ações do clima, poluição e produtos químicos utilizados nos cabelos. Se essa estrutura se romper, o fio estará em risco e superexposto.

Córtex – abaixo da cutícula está o córtex, uma camada intermediária que nutre o fio de dentro para fora, liberando oxigênio e hidrogênio para hidratá-lo. No córtex também se concentra a queratina, responsável pela elasticidade e resistência dos cabelos.

Medula – este é o núcleo do fio capilar, assim como das células ou da famosa ”gema do ovo”. É uma estrutura frágil, formadas de células migrantes do córtex que não apresentam mais água em seu interior.

tipos de curvaturas capilar

Todos os cabelos têm a mesma estrutura de formação: cutícula, córtex e medula, mas o que resulta em diferentes curvaturas, etc, é forma com que essa estrutura se comporta.

Cabelos ondulados, cacheados e crespos

Agora, vamos começar a falar de curvatura dos fios! A curvatura nada mais é que a forma como os cabelos nascem e se curvam, ou seja, ondas, cachos ou zigue-zagues contínuos, dando origem aos tipos de cabelo Ondulado, Cacheado e Crespo.

Tipos de curvaturas:

CABELOS ONDULADOS, CACHEADOS E CRESPOS

Ondulados – Os cabelos ondulados iniciam a contagem em 2A, aumentando sua intensidade e consequentemente sua numeração para 2B e 2C. São formados de ondulações leves, com pequenas curvas que dão o efeito sinuoso. 

Essa curvatura é bem comum entre os brasileiros e, normalmente, é conhecida como “cabelo sem formato”, “cabelo armado”, “nem liso, nem cacheado”. Se você fala isso sobre seu cabelo, saiba que ele provavelmente é ondulado e você precisa dar o tratamento certo para que as ondas se formem.  

Cacheados – O tipo cacheado começa na numeração 3A, seguindo com 3B e 3C, podendo chegar até a 4A. São fios que começam a formar cachos, dando voltas em si mesmos, com curvatura maior que os ondulados. Lembrando que 3A se refere a um cacho mais aberto, maior e, quanto mais próximo do 3C, menor os cachos vão ficando. Os cachos podem ser bem definidos ou menos, mas costumam ser cabelos mais volumosos e que encolhem consideravelmente quando vão do molhado ao seco.

Crespos – São fios mais secos e frágeis, com uma curvatura acentuada em Z, formando zigue-zagues da raiz até as pontas. Se encaixam no estilo de cabelo afro e possuem numeração do 4A, que são cachos bem pequenos, ao 4B e 4C, que são cabelos em formato zigue-zague e, normalmente, os protagonistas do tão famoso Black Power. É importante ressaltar que existem também crespos que vão além do  4C, e, hoje, são conhecidos como 4C+ ou o crespíssimo.

cabelo crespo 4B e 4C

Os fios 4A são a transição entre o cacheado e o crespo, por isso é comum você se identificar mais com um tipo do que com o outro. Os crespos são bem volumosos e naturalmente mais ressecados, pois a oleosidade tende a se concentrar no couro cabeludo, sem conseguir percorrer todo o seu comprimento, por isso precisam de bastante nutrição, hidratação e cuidados diários. 

Se para todas as curvaturas isso já é importante, para os cabelos crespos e ondulados (mais ainda os cabelos afro), o cronograma capilar é indispensável para dividir o tratamento em hidratação, nutrição e reconstrução. 

Nós temos uma matéria sobre cronograma com tudo o que você precisa saber para ficar em dia com o seu crespo e radiante.

Além disso, existem muitas técnicas de finalização para cabelos ondulados, cacheados  e crespos para deixá-los ainda mais incríveis. Um exemplo de finalização é a fitagem. 

O que é a fitagem capilar?

A fitagem é uma técnica caseira e super eficaz para evidenciar qualquer uma das ondulações, deixando elas mais definidas. A técnica é simples:

– Lave os cabelos com seu kit de shampoo e condicionador Soul Power. Depois, separe-os em seções/mechas maiores para começar a fitagem.

– Com um creme de pentear da linha Soul Power de sua preferência (veja aqui todos os produtos indicados para cada tipo de cabelo e escolha o seu kit), pegue uma pequena quantidade e passe sobre uma mechinha bem estreita, como se fosse uma fita, das pontas até próximo à raiz. Faça isso com todo o cabelo, deixando as mechas bem divididas e com creme.

– Em seguida, amasse levemente as fitas com as mãos em direção à raiz e você verá que elas estarão mais soltas umas das outras.

– A quantidade de creme usada no cabelo varia de acordo com o tamanho, espessura e necessidade do seu cabelo!

O resultado são cachos mais definidos e modelados. Se quiser mais volume, faça mechas menores na hora da fitagem!

Fitagem capilar

Gostou das dicas? Agora que você sabe qual é o tipo do seu cabelo ou se identificou mais com algum deles, é só separar seus produtinhos Soul Power (um melhor que o outro e com efeito apaixonante) e investir na sua beleza diária com quem entende de cabelos ao estilo brasileiro de ser! 

A Soul Power, inclusive, acabou de lançar uma linha inteirinha exclusiva para onduladas, já tá sabendo? Se não está, então CLICA AQUI e fique por dentro agora mesmo!

Continue lendo o nosso Blog e veja as mais diversas matérias sobre cabelos femininos, masculinos e sobre técnicas de cuidados essenciais que deixarão você de cabeça feita!


  • Não gostei Não gostei
    Não gostei 0
  • Ok Ok
    Ok 0
  • Curti Curti
    Curti 3
  • Hahaha Hahaha
    Hahaha 0
  • Amei Amei
    Amei 10
Por Soul Power
Por Soul Power

POSTS RELACIONADOS

ASSINE A #POWERNEWS

QUER PARTICIPAR

DA REDE

SOUL POWER?

Sabia que você pode enviar seus tutoriais, vídeos e textos para serem publicados aqui no blog?

Basta clicar no botão ao lado e completar algumas tarefas. Assim, você poderá ajudar várias cabeças feitas a entenderem mais sobre o universo dos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Aceita o desafio?
FAZER PARTE