Transição capilar na infância | Quais os cuidados devem ser respeitados nesse processo? por Soul Power - 30/04/2019
caret icon
BUSCAR

A transição capilar na infância não precisa ser um bicho de sete cabeças! Entenda como conduzir esse processo de auto aceitação dos pequenos.

 

Por Soul Power

Seja para tentar se adequar a padrões impostos pela sociedade, por uma falsa sensação de praticidade ou mesmo por falta de conhecimento, é bem comum encontrar mamães que optaram por fazer alisamentos e relaxamentos nas crianças e agora querem saber mais sobre transição capilar.

Afinal, os tempos estão mudando, e com a democratização da internet ficou mais fácil aprender a cuidar bem dos cabelos cacheados e mostrar para a nova geração que bonito mesmo é se aceitar!

No entanto, esse processo de abandonar a química e assumir os cachos, crespos ou ondulados pode ser delicado psicologicamente para os pequenos. Isso porque é preciso esperar que os fios cresçam — e lidar por um tempo com duas texturas — ou partir para o big chop ou grande corte, que elimina o alisamento de uma só vez, mas promove uma mudança radical no visual.

Por isso criei o post de hoje. Vem entender melhor como você pode tornar esse processo mais tranquilo e saudável para as crianças!

Transição capilar na infância: por onde começar?

O primeiro passo para que a transição capilar na infância aconteça de maneira natural é mostrar para a criança que existem diversos tipos de beleza. Por isso, procure colocá-las em contato com essa diversidade sempre que possível:

  • Bonecas; 
  • Desenhos animados; 
  • Filmes; 
  • Livros; 
  • Atrizes; 
  • Cantoras; 
  • Personalidades.

É importante que ela tenha modelos em que se inspirar! Afinal, se a criança só tem bonecas com o cabelo liso e nota que você mesma não abre mão do alisamento ou da chapinha todo dia, fica complicado entender que os cachos, crespos e ondulados também são lindos, não é mesmo?

Envolva a criança no processo!

Para que a transição capilar na infância aconteça de maneira natural e divertida, procure envolver a criança nos cuidados com os novos fios.

Escolha com ela produtos para cabelos cacheados específicos para o estilo dos pequenos, como os da minha linha Soul Power Kids. Permita que ela opine sobre penteados, texturizações e acessórios que a façam sentir mais confortável.

Nesse período de transição, é importante investir em um kit básico de cuidados para que o cabelo possa voltar a brilhar. Dá uma olhada nessa listinha:

  1. Shampoo Kids Soft Wash: Sem sulfato, limpa os cabelos com mais suavidade, evita nós e não retira a proteção natural dos fios;
  2. Condicionador Kids Soft Help: Com fórmula suave e óleos naturais, ajuda a desembaraçar os cabelos e devolver a maciez e hidratação perdidas;
  3. Creme para Pentear Kids Little Curly Cream: Além de desembaraçar os fios após o banho, ele ajuda a modelar ondas, cachos e crespos e deixa os cabelos nutridos e cheirosos.
  4. Geleinha Definidora de Cachos Kids Happy Jelly: Essa geleia ajuda a recuperar e definir as ondinhas, cachinhos e crespinhos e auxilia na finalização do penteado.Conduza a transição com calma e respeito.

Se para um adulto o processo do big chop é uma decisão super difícil, imagine para uma criança! Por isso, é importante que você nunca force a barra: tranquilidade e respeito são a chave de uma transição capilar na infância bem sucedida!

É importante que o big chop, se for realizado, só seja feito quando a criança estiver se sentindo segura e confortável à respeito da decisão. Após o corte, não abra mão de fazer elogios e fique atenta à maneira como ela tem percebido o novo visual, bem como  a reação dos coleguinhas da escola e de outras pessoas que fazem parte do seu dia dia.

Caso a criança tenha ouvido algum comentário negativo à respeito do seu cabelo, é importante envolver os professores, parentes e pessoas próximas no processo para que todo o trabalho de aceitação que está sendo realizado não seja interrompido.

Como em qualquer outro período de adaptação, a transição capilar na infância pode deixar lindas lembranças de uma fase de aceitação e aumento da autoestima quando conduzida com acolhimento e carinho. Pronta para dar o primeiro passo?

E você, já passou por um processo semelhante com a sua filha? Conte suas experiências com a transição capilar na infância nos comentários e inspire outras mamães a passar por essa fase!

  • Não gostei Não gostei
    Não gostei 0
  • Ok Ok
    Ok 0
  • Curti Curti
    Curti 3
  • Hahaha Hahaha
    Hahaha 0
  • Amei Amei
    Amei 2
Por Soul Power
Por Soul Power

POSTS RELACIONADOS

ASSINE A #POWERNEWS

QUER PARTICIPAR

DA REDE

SOUL POWER?

Sabia que você pode enviar seus tutoriais, vídeos e textos para serem publicados aqui no blog?

Basta clicar no botão ao lado e completar algumas tarefas. Assim, você poderá ajudar várias cabeças feitas a entenderem mais sobre o universo dos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Aceita o desafio?
FAZER PARTE